Moxotó Online

Vale do Moxotó

 

O Vale do Moxotó corresponde à região delimitada pela Bacia Hidrográfica do Rio Moxotó. Localiza-se na porção central do estado de Pernambuco e na parte oeste do estado de Alagoas, perfazendo uma área de aproximadamente 9.752,71 km2 (8.778,05 km2 no estado de Pernambuco e 974,66 km2 no estado de Alagoas). Estando totalmente localizada semiárido nordestino.

O nome Moxotó, segundo Von Martiu no século XIX, significaria "Cauda de Boi", gerando uma associação entre a região e à criação de gado, visto que na segunda metade do século XVIII, este foi uma das mais sucedidas áreas de criação bovina do norte da Colônia. Contudo, considerando que os índios desconheciam ao Boi, era pouco provável que este fosse o significado real. Sendo apontado por Ulysses Lins de Albuquerque, em seu livro "um sertanejo e o sertão" a tradução provavelmente mais correta, que seria "rio de índios bravios". 

O historiador, Ulysses Lins aponta para Pantaleão de Siqueira Barbosa como o responsável por deixar os alicerces da povoação na Ribeira do Moxotó. Quando ergueu um cruzeiro e fundou o sítio denominado Poço do Boi, deixado aos cuidados do seu irmão Manuel José de Siqueira Barbosa, permitindo a Gonçalo Correia da Cruz se estabelecer no local chamado de Salgado. A quatro léguas (aproximadamente 28 km) acima do Poço do Boi na Margem direita do Moxotó, Pantaleão estabeleceu a sua fazenda chamada de Jeritacó e outras mais nas léguas que adquiriu, e onde hoje existem os municípios de Águas Belas, Buíque, Inajá, Sertânia e Custódia.

 

No ano de 1793, faleceu Pantaleão, por essa época, outros portugueses se estabeleciam nas margens do Moxotó aproveitando os caminhos abertos pela rota Ipojuca-Moxotó no qual ocorreram contatos com índios "meio domesticados". Os irmãos portugueses Ferreira de Brito e, posteriormente, Caetano Amaral (Fazenda Vargem Grande), Manuel Sousa Coelho (Cavaco, Caraíba/ riacho do Cupeti; Brejo do Quiridalho/Buíque; São Braz e Jacaré/Floresta) José Avelino Correia Picanço e Leonardo Pacheco de Couto (Olho D'Água dos Bredos). Esses colonos ocuparam gradativamente a ribeira do Moxotó e de suas fazendas surgiram os povoados de Tacaratu, Cústodia, Alagoa de Baixo (Sertânia) e Arcoverde.